SÓ SE AMA UMA ÚNICA VEZ?

Texto escrito a cinco mãos em 21 de Março de 2014


Nunca fui muito de acreditar em Papai Noel, mas acredito que o amor verdadeiro é único e para sempre. Nunca vi um amor acabar sem muitas explicações ou com desculpas sem nexos. Nunca vi um amor humilhar. Nunca vi um amor que não superasse diferenças e obstáculos. Se todas estas situações acontecem, esteja certo que é melhor arrumar as malas e viajar para outro coração que bate por você.
Eu nasci tão romântica, que comecei escrever amor quando ainda era criança. Desenhava corações nos cadernos dos meus amigos, naquela época com a caneta Bic vermelha, era o que de melhor tinha para expressar o meu sentimento. Depois fui vivendo meus amores, que pensava serem minha vida, mas a verdade, eles eram apenas paixões de menina. Os anos se passaram um pouco mais, descobri que poetizar seria o melhor de mim, para me expressar em sentenças, o que meu coração está transbordando. Ainda teimo em palavras de amor me tornar um poema. E de tanto criar versos, me achei no amor dele, me entregando em estrofes de dedicação e amizade.

Há pessoas que acreditam amar várias vezes e eu respeito as concepções delas. Uma amiga me escreveu certa vez:
- Acho que o amor seja um sentimento exaurível, porque podemos amar pessoas completamente diferentes ao longo da vida. E, ainda assim, pode ser completamente verdadeiro;
- O problema é que temos medo do novo, e de nos entregarmos ao sentimento ou aquela pessoa e terminar frustrado. O amor verdadeiro nos eleva em vários sentidos e independente das situações e problemas que possamos viver.
- O primeiro amor de infância aos oito anos, não foi o mesmo aos quatorze, dezoito...;
- Por isso, acredito que cada um constrói sua própria maneira de amar.
Não existem padrões, consequentemente existem qualidades e exigências que nos fazem feliz. E esse amor verdadeiro é diferente de paixões, não é fútil e pequeno. Ele é o puro sentimento verdadeiro de amor, se preocupa com os sentimentos, com os benefícios desse relacionamento. Por isso continuo a acreditar, que não se ama só uma vez.

Ela me fez refletir que é possível amar várias vezes, mas eu sintetizaria que há diversos tipos de amor, mas que se ama uma única vez. O amor tem diversas faces. Há inúmeros tipos de amor: amor de pai e mãe, amor entre irmãos, amor de filho, amor entre parentes, amor entre amigos e, claro, o grande amor de nossa vida, aquele que faz o coração palpitar loucamente, deixa a respiração ofegante, faz o corpo estremecer... Todos eles são amores, cada um de maneira diferente, portanto todos estão no coração.

Então, só se ama uma única vez? Não! Definitivamente, não! Pessoas maravilhosas surgem em nossas vidas e lá está o amor novamente. Em cada boa ação, lá está o amor. Em cada palavra amiga, lá está o amor. E quanto ao AMOR, aquele especial? Este também pode se modificar. O amor é como uma planta: precisa ser regado, cuidado com carinho e atenção a cada dia, ou então, ele perece. Com certeza, deixa um rastro por onde passa, mas o tempo cura tudo, e quando menos se espera, aparece uma pessoa especial que preencha o buraco no coração, que o amor antigo deixou. Decepções podem acabar com qualquer tipo de amor, mas sempre surge alguém ou algo especial para nos restaurar.

O amor é único. Ele é único em cada coração. Cada um, cada ser humano tem uma forma e uma maneira de amar. Há quem tem a capacidade de amar várias vezes, e há quem nunca esqueceu o seu primeiro amor, mesmo tendo se passado vários anos.
O amor não é uma regra, e sim, um sentimento, e é por este motivo que não podemos medi-lo ou dar uma forma, pois cada coração tem uma forma de sentir e de demonstrar o amor. Alguns demonstram o amor com mais frieza, outros se declaram com intensidade, e assim vão vivendo seus amores.
Não podemos julgar o amor por ser único ou não, tendo em vista que cada amor que temos na vida é vivido e sentido de uma forma diferente, e vivido com uma intensidade diversa.
Cada um de nós saber as dores e os amores que traz no coração.

Se pensarmos na capacidade extraordinária de amar (mesmo quando estamos sozinhos, pois vivemos na urgente procura!) vamos nos deparar com uma parte das nossas necessidades mais verdadeira e profunda. Amar! Eis o nosso momento ápice que traz nosso eu de volta, e sempre para algum lugar ainda desconhecido, pois o amor é como a profundeza da alma, às vezes se leva tempo para estar lá, socorridos pela nossa descoberta.
E são muitas vezes! Sim! É como se tivéssemos várias vidas numa só, para vivermos apenas uma vez cada uma.

Ama-se, uma única vez e várias vezes! É a pessoa que busca e se encontra nos vários caminhos que estão pela frente. É querer provar e se provar. Até que ele, único, esteja lá à nossa espera, como o deus mais encantador do universo.

APOIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, isso nos faz crescer e melhorar.