CIDADANIA É UM DIREITO DE TODOS

Por Jorge Marques da Silva - 04/08/2012

A cidadania é um direito de todos e uma conquista daqueles que lutaram e lutam contra os arrogantes, sejam eles, Estado, pessoas ou instituiçoes que pensam em si próprios e se negam a ouvir os menos favorecidos.

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14

Mas como anda a cidadania no Brasil?

Anda devagar, tanto que, podemos observar que a nossa sociedade ainda esta olhando para o próprio umbigo, sem dizer de nossos politicos que querem somente ganhar a eleição.
A maioria dos brasileiros não esta interessada em participar ou influenciar nas politicas publicas e acham chato ter que falar sobre este assunto.

O Brasil é injusto, os ricos estão mais ricos e os pobres continuam pobres, nesse contexto o nosso Pais esta indo na contra-mão daquilo dito pelo nosso saudoso Ulysses Guimarães em 1988 no seu discurso na Constituinte, “essa será a Constituição cidadã, porque recuperará como cidadãos milhões de brasileiros, vítimas da pior das discriminações: a miséria”.

As qualidades dos brasileiros são tão faladas, povo alegre, generoso, criativo, pacífico, solidário, etc, mas falta a bendita cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, isso nos faz crescer e melhorar.