QUEM SOMOS? UMA ETERNA INTERROGAÇÃO.

Muitas vezes nos indagamos quem somos na verdade, e na maioria das vezes não conseguimos uma resposta.
Somos todos criação de Deus?, somos todos uma evolução do macaco?, somos todos originários de uma grande explosão?, assim somos levados a uma grande interrogação, quem somos na verdade?
O criacionismo diz que a humanidade, a vida, a Terra e o universo foram criado por um ser de origem divina neste caso Deus. Essa teoria surgiu para de alguma forma responder aos homens a origem do universo criar um linha divisória entre o que é compreendido e o que não é compreendido.
Nesta linha George Murphy em seu artigo “Design Inteligente como um problema teológico”, diz: “Deus limita a ação divina no mundo para estar de acordo com as leis racionais que Deus escolheu. Isto nos permite compreender o mundo em seus próprios termos, mas também significa que os processos naturais se escondem de Deus a partir da observação científica.”
No século XIX, Charles Robert Darwin procurou estabelecer um comparativo entre as espécies de diferentes regiões. Darwin descobriu que somente os seres mais fortes poderiam sobreviver as condições impostas pelo ambiente. Estes estudos resultam na formulação da teoria de seleção natural das espécies e na publicação do livro “Origem das espécies”, em 1958. Com a publicação do livro, onde ele afirma que o homem e o macaco possuem a mesma ascendência, nascendo com isso o pensamento científico evolucionista ou também conhecido como evolucionismo.
Valvim M. Dutra autor do Projeto Renasce Brasil, em seu livro “Renasce Brasil”, contesta o evolucionismo escrevendo; Que comentário poderíamos fazer a respeito da perfeita localização do umbigo e do ânus?... Já pensou se por evolucionismo ou por obra do acaso, fosse ao contrário, o ânus no lugar do umbigo?... E o “bumbum”, seria um enorme calo evoluído de si mesmo, ou uma almofada natural devidamente planejada para sentarmos confortavelmente?...“.
Apoiando-se nos estudos de Darwin os cientistas evolucionistas criaram a teoria do Big Bang, que afirma que toda a matéria existente no universo surgiu de uma única partícula subatômica, que aquecida e comprimida explodiu a mais ou menos 15 bilhões de anos atrás. Essa grande explosão deu início ao universo, as galáxias, as estrelas, os planetas, e depois disso tudo gerou toda a vida e matéria existente.
Dentro deste contexto Jonh F. Hought, considerado um evolucionista teísta fala: “Teorias como a do Big Bang ... podem ser testadas através de experiência e observação. Teorias metafísicas como o criacionismo são herméticas se forem auto-consistentes, ou seja, não contiverem elementos auto-contraditórios. Nenhuma teoria científica é hermética”.
Como responder quem somos na verdade, pergunta que nos acompanha por toda vida, e em toda a vida não conseguimos encontrar uma resposta. Devemos parar e reavaliar todos os nossos conceitos e pré-conceitos, porque nunca teremos as resposta para todas as nossas indagações.
Não importa descobrir ou ter a resposta para quem somos, a única coisa que temos certeza, é que um dia nascemos e um dia morreremos.
 
Se o receio de alguma coisa após a morte,
essa região desconhecida cujas raias
Jamais viajante algum atravessou de volta.
Não nos pusesse a voar para outros, não sabidos?
O pensamento assim nos acovarda, e assim.
É que se cobre a tez normal da decisão.
(Fragmento retirado da Wikipedia. Segundo consta,
tradução de SILVA RAMOS, Péricles Eugênio da”.
Hamlet Editora Abril, 1976. ISBN.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, isso nos faz crescer e melhorar.