MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO. UM FUTURO OBSCURO.

Por Jorge Marques da Silva em 04/10/2012


O movimento estudantil no Brasil teve uma importante participação na mobilização social durante as décadas de 60 e 70, onde números elevados de estudantes participavam ativamente da política do país.

Talvez a mais conhecida e com maior repercussão foi a UNE (União Nacional dos Estudantes).
No final da década de 50 começaram a surgir diversas faculdades e universidades, e num país em franco desenvolvimento o ensino superior passou a ser uma condição importante para acelerar o crescimento econômico, bem como a abertura de novos caminhos para a ascensão social.
Com o aumento de estudantes cresceu também as novas correntes políticas e ideológicas nos meios universitários. Na década de 60 essas novas correntes defendiam ideologias ligadas a esquerda, e defendiam a chamada “Reforma da Universidade”, talvez a mais importante luta do movimento estudantil.
Com o advento do golpe militar se 1964 teve uma repercussão direta no movimento estudantil, que pelas suas características de esquerda tiveram seus lideres reprimidos e as organizações estudantis foram desarticuladas, começando pela colocação da UNE na ilegalidade.
Este golpe militar se transformou em ditadura que no período de 1969 a 1973 conseguiu desarticular totalmente o movimento estudantil. Nesta época os militantes e lideres estudantis ingressaram em organizações de luta armada para tentar derrubar a ditadura, as quais foram rechaçadas totalmente em 1973. A partir de 1974, os novos lideres universitários começaram a reconstruir o movimento estudantil, e com a entrada do General Ernesto Geisel para Presidência da República, iniciou-se a redemocratização do país. A ditadura já não mais tinha a mais o apoio popular e as elites começaram a critica-la.
Em 1977 os estudantes voltaram as ruas, em grandes manifestações em defesa a democracia. O objetivo não era mais educação e sim de caráter politico, como a defesa das liberdades democráticas, o fim das prisões tortura e principalmente a anistia ampla, geral e irrestrita. E finalmente em 1979 a UNE foi refundada.
O movimento estudantil foi por muito tempo respeitado, graças as suas lutas, principalmente na ditadura, para garantir aos estudantes o direito a livre expressão de suas ideologias.

Atualmente os principais movimentos se transformaram em trampolim politico, criam congressos para que os estudantes possam discutir suas ideias mais na verdade não passam de festas onde tudo pode, um verdadeiro carnaval, onde tudo acontece, menos ideias.

O espirito revolucionário passou a ser moda e não uma maneira de conscientização da sociedade. Os jovens da atualidade não tem a mínima ideia do que significa “movimento estudantil”, basta entrar em qualquer centro acadêmico e ficará claro que quem esta ali dentro são os mais populares ou os mais engraçados da escola, não importando a proposta.

O grande desafio agora é descobrir como mudar esta história, porque se continuar da forma que esta qual futuro terá o Brasil, já que os nossos jovens universitários são o futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, isso nos faz crescer e melhorar.