DUALIDADE. DEUS OU DEUSA?



Texto de Jorge Marques da Silva


A harmonia consigo mesmo e com a natureza, energias masculinas e femininas são trabalhadas em conjunto. Dentro deste contexto surge um princípio criador que não possui uma definição concreta, pois talvez esteja além da nossa consciência. Desse princípio surgiram duas polaridades que criaram o universo e toda a forma de vida, a Deusa e o Deus.
 
 
 
 
 
Deusa e Deus vivem em equilíbrio e igualdade. Em muitas pintura e esculturas da antiguidade pode se perceber a Deusa rodeada de vários animais masculinos como o leão e o veado, ou até mesmo em forma de corpos que representavam o masculino e o feminino como um ser único.

Nos mitos o Deus nasce da Deusa, despois de seu nascimento ele se transforma em marido da Deusa, trazendo a fertilidade, vivendo ao lado da Deusa em harmonia e depois morrendo, seguindo assim um ciclo de vida, morte e renascimento.

O Deus pode ser representado pelo Sol, mas também pode ser representado por muitas faces da natureza. Na sua face indomável, a qual representa a fase do homem com caçador, o Deus  possui um aspecto humano com chifres de Alce , mostrando assim o seu lado selvagem.

A partir do ponto que o homem foi controlando a Terra e os Animais, o Deus passou a ser apresentado através de um corpo humano com chifres de bode (animal doce e domesticável), mas ainda mantinha a força do Deus selvagem dos chifres de Alce, como na natureza do seu ser a força do Deus selvagem dos chifres de Alce, como atesta a natureza do Deus Pã.

Em uma das outra faces de Deus, em uma delas ele é o Senhor da Colheita, tendo uma imagem madura, como as sementes que depois do brilhar do sol germinam, dando com isso uma simbologia ao verdejar da terra após o inverno.

Os símbolos que são utilizados para representar ou cultuar Deus, normalmente são a espada, os chifres, o tridente, o punhal e etc., as suas cores são o dourado, o marrom, azul, verde e amarelo.

Talvez as principais celebrações ligadas ao Deus é o Yule, celebração que marca o nascimento da criança promessa , e o Ostara onde o Deus se torna um jovem que esta alcançando a maturidade. A Deusa e o Deus são iguais e unidos.

A energia geradora universal, o útero de toda a criação é representada pela Deusa. Os mistérios da lua, da intuição, da noite, da escuridão e da receptividade estão ligados a ela. A Lua representa a vida eterna, pois a sua face é mostrada novamente a cada sete dias e nunca morre.

A Deusa nos é mostrada com três faces: a virgem (donzela), a mão e a velha sábia. Na imaginação popular a velha sábia acabou sendo relacionada a uma Bruxa. Essa tríplice configuração mostra a nós os mistérios mais profundos da energia feminina, que na cultura patriarcal é duramente reprimida.

A Deusa representa o repouso pelo cansaço e a nossa existência entre duas encarnações. Por ser toda a natureza ela é ao mesmo tempo sedutora como velha. É a doadora da fertilidade, do amor e da abundância. Conhecida como a rainha do paraíso, Mãe de todos os Deuses, fonte divina, matriz universal, e outros vários títulos.

Vários símbolos são utilizados para honra-la, como o caldeirão, a taça, a flor de cinco pétalas, as pérolas, etc.

Todos os símbolos são sagrados à Deusa. Já foi representada como uma caçadora correndo com seus cães de caça; uma deidade celestial caminhando pelos céus; a eterna mãe com o peso da criança; a tecelã de nossas vidas e mortes; uma Anciã caminhando sob o luar buscando os fracos e esquecidos, assim como muitos outros seres.

E agora apesar da nossa visão ou dogma religioso, não importa como enxergamos a Deusa, o que realmente importa é que ela é onipresente, imutável e eterna, ela sempre estará ao nosso lado, nos protegendo e nos dando carinho, como uma Mãe é para seu filho.

E assim caminharemos pela vida com a Deusa assim como caminhamos com o Deus que existe dentro e fora de nós.

_______________________________________________
 
 
Oração à Grande Mãe
Eu sou o Deus,
Eu sou o(a) Bruxo(a),
Eu sou aquele que ilumina e protege.
O poder da Grande Mãe,
está dentro de mim.
Que a Grande Mãe,
a Senhora do Norte
Encha de frutos a árvore de minha vida,
ilumina todas as minhas estações,
Torna-me forte na dor,
tornando-me belo no amor.
Que Teu nome e Teu poder
sejam sempre o meu nome e o meu poder.
Assim sempre foi, e assim sempre será.
 
Invocação do Pã
Ó grande Deus Pã,
Animal e homem,
Pastor dos bodes
Senhor da terra,
Eu o convido a comparecer a meus ritos,
Nesta noite mágica
Deus do vinho
Deus das vinhas
Deus dos campos e Deus do gado,
Compareça a meu círculo com seu amor
E envie-me suas benções.
Ajuda-me a curar,
Ajuda-me a sentir,
Ajuda-me a promover
O amor e o bem estar,
Pã das florestas, Pã dos campos,
Esteja comigo enquanto minha mágica ocorrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, isso nos faz crescer e melhorar.